domingo, 27 de dezembro de 2009

Para não esquecer

Todas as quintas-feiras as Avós da Praça de Maio manifestam-se em Buenos Aires, na praça com o mesmo nome, em frente à Casa Rosada, para lembrar os deaparecidos (estima-se - números não oficiais claro - que desapareceram cerca de 30.000 pessoas) durante a ditadura militar que decorreu no país entre 1976 e 1983.
Este grupo nasceu em 1977, designado "Mães da Praça de Maio" que tentavam reencontrar os seus filhos. Depois começaram a procurar também os seus netos, muitos deles nascidos já em cativeiro, quando as mães eram raptadas ainda grávidas. Muitas destas crianças foram adoptadas pelos próprios militares.
Na página desta organização não governamental pode ver-se todo o trabalho que tem sido desenvolvido por estas nobres senhoras ao longo de mais de 30 anos para restituir a identidade de muitos jovens. No passado dia 21 de Dezembro foi encontrado o centésimo neto!
No dia 22 saiu um artigo no Público, da autoria de Ana Gerschenfeld, uma argentina amiga de alguns destes netos, que nos dá conta de testemunhos contados na primeira pessoa. São histórias tristes, de sequestros efectuados com brutalidade, campos de concentração e pessoas deitadas ao mar.
É pesada a história deste país. E a memória de toda esta violência deve ser mantida.
Gostava de participar num destes desfiles.

3 comentários:

Sílvio Mendes disse...

Com que então é mesmo verdade?
Arghh! Não sei se goste de vocês! :P

Bom, força nisso.

murmúrio disse...

Quando comecei a sacar info e filmes para ver sobre os países que ia visitar, apareceu-me o filme "Imagining Argentina" que retrata um pouco esta realidade descrita aqui pela minha querida companheira...a realidade um pouco associada à ficção...um modo ligeiro de abordar o tema que me conseguiu pôr a chorar ...ok...admitamos que não é dificil fazer-me chorar nos filmes...mas este magoou-me!

Aconselho a quem queira perceber uma realidade que tantos desconhecem nos dias de hoje.

Inês... sintonia como sempre...

Racas disse...

"Imagining Argentina", está registado.
Depois dou-vos o feedback.
Apesar de desconfortante, é sp bom termos consciência das brutalidades que se praticam no Mundo... :(