segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

mais Buenitos...

A luta travada com o tempo para escrever no blog é grande...e maior ainda a que se trava com as fotos, tanto para o blog, como para o Dropbox.
No entanto aqui estou.

Buenos Aires...nao se pode dizer que seja uma cidade de bons ares...na verdade, os carros sao mais que muitos e com o calor húmido damos por nós ao fim do dia com uma sujidade na pele indiscritivel, até nas unhas se acumula. No entanto, é uma cidade fantástica.

Desenvolve-se em quarteiroes...Quadras...é muito ortogonal, tal como Manhatan, mas se em Ny as ruas têm nomes de número (5th avenue, 7th avenue, 42nd street...), o que torna tudo muito fácil em termos de orientaçao, porque sabes sempre se estás a ir p norte ou para sul, e quantos quateiroes sao de onde estás até onde queres ir, basta contar...Em BA as ruas têm nomes, muitas vezes de paises ou datas, e estao todos alinhados e cada quarteirao guarda em cada lado da quadra 100 numeros, ou seja, as portas vao do 1300 ao 1390, atravessas a rua estas no 1400 até ao 1490, ou seja sabes no inicio da rua quantas quadras te faltam ate chegares ao teu numero de porta! EU acho isto um fenómeno fantástico! Sabes sempre quanto tempo levas do inicio ao fim da rua!! :D os urbanistas é que a sabem toda!

Ao contrario da regularidade da cidade, BA é uma cidade de contrastes...há zonas que lembram cidades europeias, como Paris, Espanha, etc, e outras que sao claramente sul americanas. Também nao se pode dizer que seja propriamente seguro vaguear pela cidade de noite ou em certas zonas. Já por duas vezes que os locais nos avisaram para irmos de uma zona a outra de bus em vez de ir a pé pois iamos ser roubadas de certeza...e o engraçado é que se por uma laoo isto te assusta, por outro faz-nos sentir amizade por estas pessoas que zelam pela tua segurança, mesmo sem te conhecerem. O povo em geral é agradável e acessível. Gostam de ajudar, e tendem a ser simpáticos. Nao nos podemos queixar. Uma vez, na luta dos trocos para o autocarro, o condutor, piedoso homem, até nos deu 25 pesos para podermos comprar o bilhete...outros, igualmente com pena destas turistas pé descalços que nem pesos têm para os autocarros, chegam a deixar-nos andar de graça quando nao temos o suficiente...é bonito de se ver!! :D

É um povo cheia de dança, barulhento, que fala como se tivésse pedras na boca, e de grande mistura étnica, o que os torna interessantes e talvez dos povos com traços mais bonitos da américa do sul...ou pelo menos eu acho, mas depois, quando estivermos com os rostos redondos do resto dos paises, prometo fazer nova avaliaçao!!

Temos passeado por parques, onde estao sempre espalhados pela relva corpos que se renderam ao cansaço, ou que simplesmente apanham banhos de sol...pelos quarteiroes mais comerciais, pelos mais populares, pelos subúrbios, e por festa de carnaval nocturnas. Nao fôsse o meu joelho danificado, muito mais andávamos...temos sido imparáveis! Ainda ontem, apesar do joelhito trôpego, fui ter com a Inês e o Marco, que voltavam do jogo do Boca...pelo caminho, nas 15 quadras que fiz, encontrei em média uma barata por quadra, uma delas quase me saltou para o pé e eu ainda tive a oportunidade de exibir ali mesmo para quem olhava o passo português da dança das baratas!...No entanto, destemida mochilera que está a treinar para a Amazónia, lá consegui chegar até eles e foi um espectáculo passar a noite na praça Dorrego em San Telmo, a dançar o tango! Sim...já conseguimos dançar, e aprender uns passitos com o Marco...nao havia professores, era na onda do "dança quem quiser", mas posso dizer que o nosso anfitriao esteve à altura dos melhores professores!!

De resto...já bebemos mate com a Núria, vimos o grande museu de belas artes, andámos, andámos, andámos... eu comi muito ananás...comemos bonbones, choripan, lomo, e muitos mais petiscos, e agora está na hora de seguir viagem, rumo ao Sul.

Comprámos bilhete para Puerto Madryn e partimos hoje as 20h30 e chegamos amanha por volta das 13h...muitas horas...mas segundo consta a Argentina tem dos melhores autocarros para viajar...a ver vamos...para já apenas sei que nos dao o lanche, o jantar e o pequeno almoço e para esta boa boca que soy jo, parece-me muito bem!!!

E por aqui me fico...Cenas dos próximos capitulos só quando conseguirmos recuperar da viagem e encontrarmos um ponto de internet, que até agora temos tido acesso grátis...daqui para a frente já vai ser pior!!

0 comentários: