quarta-feira, 31 de março de 2010

De pés ao vento e dedo esticado para a estrada

O mais interessante desta viagem sao sem duvidas as pessoas que vamos encontrando pelo caminho...
Até agora, retirando o facto de nao conseguirmos postar com tanta frequencia como nos gostaria, tudo flui como o vento e a nossa estrelinha tem brilhado sempre!
Entrámos na carretera austral, que atravessa os Andes chilenos à boleia.
Depois de uma noite em Coyaique, onde usufruimos de tempo de qualidade e um belo salmao grelhado para o jantar na companhia de uns amigos franceses que haviamos conhecido em El chaltén, seguimos de dedo estendido pela famosa carretera até Puerto Cisnes. Esta era a nossa meta!
A nossa primeira boleia foi num camiao com dois rapazes de 20 e pouco anos eram cerca de 13h da tarde(sim, porque há que dormir bem!!:D )...dai até uma vila apanhámos o primeiro bus que nos apareceu na estrada onde poucos carros passaram e dessa vila num instante apanhámos novamente boleia até um cruzamento uns 20km mais á frente. Ai pudémos disfrutar de tempo de espera de grande qualidade, jogando aos nossos jogos de infancia e apreciando a bonita paisagens que aquela regiao esconde e que nos abençoou com uns pinguitos de chuva...ainda tememos ficar naquela zona de ninguém por um tempo, mas eis senao quando que nos apareceu um sr com um jipe, já com dois mochileiros e suas grandes mochilas.
Nunca eu pensei que houvésse este tipo de generosidade nem que alguém parásse para dar boleia quando já tinha duas pessoas á boleia no seu carro, mas o sr tantas voltas deu e tanto se empurraram as mochilas que conseguimos estar os 5, as nossas mochilas e as dos outros dois, mais as malas do sr.(algumas ainda tiveram de ir para o tecto!) e o didgeridoo dentro do carro! Sabem aquela anedota de quantas pessoas cabem num mini?...foi quase isso!! Encaixadas e de movimentos limitados, mas bem contentes, lá seguimos até a outra paragem!
Os rapazitos que viéram connosco eram israelitas (que por aqui há aos molhos!!), e diziam que já andávam carretera à dois dias, e que demoraram cerca de um dia a fazer o percurso, que nós, mochileiras cheias de vento e bem dormidas, fizémos em apenas poucas horas de estrada! Um orgulho!!
A partir daqui já ninguém nos agarrou! Mesmo debaixo de chuva!!
Num instante quase assutador logo outro sr. parou tb para nos dar boleia até à pequena vila pescatória de Puerto Cisnes onde eu e a Inês tinhamos decidido dormir! Parecia que ia ser complicado ir até lá, pois ficava fora da carretera, mas nao é que este sr ia precisamente para lá!??! ah pois é!!!! E assim foi que fizémos uma boa parte da carretera mais famosa do Chile à boleia! Também queriam, nao?!?! Pois digo-vos amigos, que valeu a pena!
De Puerto Cisnes, seguimos de barco para a ilha de Chiloé, terra de duentes e bruxos e seres mítico como o Chauco(!?)...
Nao vimos baleias na viagem de barco, mas esta foi até ao momento a nossa maior travessia náutica, e posso garantir que muitos filmes se viram...nada como ver "A vida é bela" em espanhol!!! ui ui!!
A primeira cidade de Chiloé, Quéllon, terra de gente "borracha" nao nos levou ao altar...retirando um Sr. de cerca de 50 anos que nos falou da sua experiência a fuzilar pessoas no tempo do Pinochet, enquanto jantávamos na companhia de um Suiço que encontrámos no barco...foi mais uma noite que nao esquecerei...uma historia destas contada na primeira pessoa, com um sotaque chileno fechadíssimo, e que para entender tinhamos de estar com os olhos e ouvidos totalmente direccionados para aquela personagem de olhos enrugados onde algumas lágrimas nao conseguiram deixar de cair...
No dia seguinte seguimos à boleia novamente até Chonchi...pelo meio acabámos por ser transportadas por Jaime!! Este grandioso Sr. além de ser de uma simpatia extrema, ainda nos levou a dar uma volta a praia de Cucao, do outro lado da ilha, e depois ainda nos ofereceu comida e estadia na sua cabana junto ao mar, entre Chonchi e Castro!
Na verdade, nao vimos muito de Chonchi, e em Castro vimos bastante de carro porque ele tb nao nos largou enquanto nao teve a certeza de que estávamos orientadas na cidade...mas o mais maravilhoso, foi poder usufruir da sua cabaninha e do conforto de estar numa casa, com uma vista serena e agradável e em tao boa companhia! Foi um bálsamo para os nossos corpinhos e muito revigorante para as nossas almas de viajantes! Apenas uma noite pareceu-nos uma semana! Foi muito muito bom!
Bem, e dai seguimos para Ancud de bus, que na verdade, para além de uma chuvada em que parecemos pintos, a pousada de fabulosa Sra. Jenny, e uma excelente exposiçao sobre as igrejas de madeira da ilha e a sua reabilitaçao, nao há muito mais para contar.
O nosso erro maior, foi termos parado em Puerto Montt ao sair da ilha, pois depois de tao bela estadia em Chiloé, a cidade cinzenta e agitada de Puerto Montt fez-nos sentir deprimidas ... e assim foi que seguimos logo no dia seguinte para Villarica...ui...e há muito para contar sobre esta vila...tanto que vai ter de ficar para o próximo post!!! :P

Beijoes grandes a todos! Muitas saudades!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Well, well! The important thing is that you both are well andenjoying your time and journey. And the luxury of eating "real" (not home breeded) salmon. About the scaring guy talking over shooting people in the criminal Pinochet times, I just wonder. Were his tears, tears of regret or was the bloody assassin missing the killings? Hope you don't find many guys like him. They may be dangerous!
Keep on and end news whenever you can. All the best.

Anónimo disse...

I meant "send news whenever you can."

Miguel (Guimarães) disse...

Bem... vao tirar um curso de "apanhadoras de boleias" hehehehe
Muitas e belas histórias vao contando... enós cá estamos cheios de inveja a ler... e a pensar..para a próxima também vou...loool
Continuação de grandes aventuras sempre com essa estrelinha que dizes que vos acompanha....
Boa Páscoa...

Beijinhos

Ze Barros disse...

eh eh eh.. Tambem fiz essa viagem mas ao contrario, vinha do Ecuador... entendo bem o choque de Pto Montt depois da bonita Chiloe... se quiserem dicas ou trocar impressoes perguntem a Beatriz por mim. boa viagem!