terça-feira, 9 de março de 2010

Fomos ao fim do mundo e ja voltamos

Apos nova ausencia prolongada, ca estamos de novo a dar noticias!
Depois de alguns dias de tensao devido a reprogramacao dos voos das duas Anas, voltamos a calmaria de El Calafate para vir buscar a metade do conteudo da nossa bagagem que ca tinhamos deixado (e perguntamo-nos agora como vamos conseguir enfiar tudo dentro da mochila novamente... havemos de conseguir!).
Neste momento as Anas ja devem estar quase quase de regresso a casa.
Entretanto ainda fomos todas a Ushuaia. Gostei de conhecer a famosa cidade mais autral do continente americano. E uma cidade nada perfeitinha e para turista ver. Pelo contrario. E feia e desarranjada. E sobretudo uma cidade vivida. A rua principal esta sempre cheia de gente, principalmente de muita juventude cosmopolita. O porto com os grandes navios que rumam a Antarctida e o canal Beagle emoldurado por montanhas dao-lhe um ar simpatico.
Eu e a Claudia ja compramos livros sobre a passagem de Darwin pela patagonia pois cada vez ficamos mais maravilhadas com as descricoes que ele fez da natureza e das gentes que aqui habitavam. Na altura ele ficou bastante mal impressionado com os indios destas paragens :)
Em Ushuaia visitamos o Parque Nacional da Terra do Fogo. Uma paisagem completamente diferente da de Torres del Paine, mas igualmente fascinante. Acompanhadas pelas nossas companheiras biologas, ficamos muito mais atentas a fauna envolvente. Nao imaginam como ficamos histericas quando finalmente conseguimos observar pica-paus bem de perto! Eram enormes. E com a cabeca vermelha. Tinhamos passado as ultimas horas de caminhada sempre alerta, a procurar por entre as arvores esburacadas pelos seus bicos. Finalmente eles ali estavam a dar-nos um ar da sua graca :) Infelizmente nao tivemos a mesma sorte com os castores. Esses nao lhes pusemos a vista em cima. No entanto ainda conseguimos observar a forma engenhosa como constroem diques e pontes.
Durante esses dias que estivemos em Ushuaia, pernoitamos num Hostal bem ao estilo Kusturica, repleto de israelitas. A maior parte dos jovens deste pais parte para uma grande viagem de varios meses, apos terminar o servico militar. Pelos vistos muitos deles escolhem a America Latina como destino.
Numa das noites decidimos sair um pouco da rotina pe descalco e fomos, imagine-se, jantar fora o belo do cordeiro assado. Juntamo-nos a brasileiros, um americano e um holandes e disfrutamos da afamada carne argentina.
No ultimo dia decidimos passear enquanto a Ana foi ao museu (nos ja tinhamos visitado o museu de Punta Arenas). Qual nao foi a nossa surpresa quando vimos que o filme em cartaz do mini cinema perdido dentro da antiga prisao (agora museu) de Ushuaia, ali bem no fim do mundo era... nada mais nada menos, que a ultima producao do Tim Burton "Alice in Wonderland" acabado de estrear em Portugal. Nao quisemos perder a oportunidade e a noite la fomos. Ainda bem que chegamos com meia hora de antecedencia pois a fila ja era grandota e nao parou de crescer. A plateia estava esgotada e nao ha lugares marcados. Foi uma curiosa experiencia sociologica. Quanto a experiencia cinematografica... ficamos um pouco desiludidas... mas isso agora seria outra longa conversa :p
Aproveito para partilhar ainda convosco que arranjei um optimo entretem para viagens de autocarro que duram mais de 10 horas: comprei novelo de la e agulhas e estou decidida a fazer um cachecol azulao! Tudo gracas ao ponto de tricot que a minha avozinha me ensinou quando era criancinha :) Depois mostro-vos como ficou!
E pronto, aqui ficam mais umas noticias destas duas mochileiras que ja estao bastante ansiosas por seguir para Norte e deixar esta zona turistica, onde toda a gente vai visitar os mesmos parques e lagunas e fazer os mesmos trekkings e encontram-se sempre as mesmas caras nos hostais e autocarros :)

Anónimo disse...

Olá Inês!! Fico muito contente porsaber q estás bem, depois das notícias que temos recebido acerca do sismo no chile...
Vi as tuas fotografias e estou impressionada com o que vocês andaram a pé no meio das montanhas!! q grandes malucas!! numa das fotos, a legenda diz q uma de vocês ia ficando sem o nariz e eu desconfio q sejas tu, pq estás c o "dito-cujo" super vermelho, pareces um palhacinho!! eheh
Eu tb regresso de uma semana nas montanhas, n a caminhar mas sim a esquiar e ADOREI a experiência!! ADOREI, ADOREI (ao contrário das minhas expectativas)! Já estamos a pensar nas férias de inverno do próximo ano!! Aliás, estamos a pensar em ir p uma estância na Patagónia, que se chama Bariloche (já deves ter ouvido falar, claro!) Como gostava muito de comemorar os meus 30 anos em Buenos Aires, iríamos uma semana para Bariloche e dps rumávamos a Buenos Aires!! mas isto são tudo possibilidades a estudar, claro.. depende de mta coisa... Do tempo... e do dinheiro... Bem, mas isto tudo p te dizer q me tornei fã do ski! :DD

Olha, já agora, faz-me um cachecol p mim tb, p levar p barilhoche.. mas verde, sim??

Muitos beijinhos p ti e para a Claudia! Espero que continues a partilhar connosco as experiências memoráveis q vives desse lado! Tenho muitas saudades tuas!!