segunda-feira, 19 de abril de 2010

Elqui

Aproveito a calmaria do Valle del Elqui (mais precisamente Pisco Elqui) para actualizar o blog.
As ventosas já estao juntas e já reiniciaram a subida para Norte. Estamos agora neste lindo Vale, perto de La Serena, no Chile. Hoje estivémos a matar saudades do trekking e fomos subir um pequeno cerro, com uma bela vista sobre a Vila. Nao imaginam o calor que faz aqui durante o dia! Mas à noite vem um friozinho! Ui!
Esta, tal como Uspallata, tambem se trata de uma zona energética, com muito quartzo e um céu lindíssimo. Escontrámos o David, um inglês que tínhamos conhecido em Ushuaia e hoje vamos fazer uma parrilada todos juntos no quintal do nosso hostal. Até tem piscina! Estas mochileiras tratam-se bem :)

Mas quero voltar um pouco atrás:
Nao cheguei a mencioonar que quando passei por Mendoza, fui também ao Aconcágua, a grande sentinela de pedra. Nao pude subir, pois já encerrou a estaçao veranil, mas pude fazer uma pequena caminhada na base e ver o gigante bem de perto. E como aquilo é lindo! Agora percebo o fascínio de alguns amigos meus que já lá estiveram. Agora percebno porque um deles teve necessidade de lá voltar. Agora percebo porque foi este o cenário para o filme "Sete Anos no Tibete".
Ainda em Uspallata tive o prazer de assistir ao filme argentino "El secreto de tus ojos", de Juan José Campanella. É muito, muito bom. Penso que ganhou o ultimo oscar de melhor filme estranjeiro. Recomendo vivamente.
Nao posso tambem deixar de referir mais uma vez as aventuras da fronteira, uma vez que já tive que cruzá-la umas quantas vezes. É um ritrual. Primeiro vamos todos mostrar os passaportes. Depois vamos todos buscar as mochilas e algumas sao aleatoriamente abertas. Depois passa um copo, onde deixamos a gorjeta para o pessoal. E agora tenho problemas sempre que passo na aduana. O meu passaporte tem um numero igual a outro que foi alegadamente roubado no Paquistao.... estao a ver o filme né?

Enfim, entretanto os ultimos dias em Santiago foram muito bem passados. Serviram para recorrer a serviços práticos, que só existem nas grandes cidades e também para alguma folia. Adorei conhecer a Pilar (a mexicana que as Claudia tinha conhecido na Ilha de Pascoa e que nos recebeu em sua casa) e os seus amigos peruanos, euqtorianos, bolivianos... enfim, uma salganhada de imigrantes sul americanos abastados que escolheram esta cidade para trabalhar por uns tempos.

1 comentários:

Tânia disse...

Olá Prima,
recebi a carta mas pode não ter sido hoje, é que eu nem sempre vou ao correio...
GOSTEI TANTO...!!!
não te posso escrever? manda a proxima cidade daqui a duas semanas pa eu escrever para o café da estaçao e vai lá ter o postal, sim?
PARABÉNS quase com um mes!
beijo grande, muito grande!
(Não sei porque é que estou a escrever à pressa porque estou em casa, mas esta distância como é dramática faz parecer que estás num barco a apartares-te capice? tou tipo de lenço branco na mão! ehehehe)