sexta-feira, 30 de julho de 2010

Vida campesina e boa onda argentina

Ola ola directamente do Valle de Uspallata, entre a pré cordilheira e a cordilheira dos Andes, aqui bem pertinho do Aconcágua ;)
Estive a tentar publicar mais fotos aqui no blog mas esta internet é de terror e acabei por desistir...
Por isso vao ter que se contentar com um simples post, para vos pôr a para daquilo que ando a fazer por aqui, pois já me apercebi que a curiosidade é imensa :)
No campo há sempre muita coisa para fazer, mas tudo corre a um ritmo tranquilo e relaxado.
Nos nossos passeios, nunca nos escapa nenhuma plantinha autóctone, que levamos para o nosso viveiro particular. Temos feito muitas germinaçoes. Tenho particular fé nuns moranguinhos que plantei e que deverao estar a despontar na Primavera. Apercebi-me que os frutos vermelhos sao os meus predilectos :) E aquela maçaroca colorida que trouxémos de Jujuy lembraste Clau? Parece que também vai pegar! :)
Merecem também destaque alguns apontamentos gastronómicos que têm aguçado um pouco a melancolia: na nossa ida mensal à grande cidade descobrimos no supermercado "sardinhas portuguesas"! É obvio que delirámos e fizémos uma super sardinhada no dia seguinte... nem pensem que me podem meter inveja com as vossas sardinhadas de Verao! Esta, em pleno inverno, foi um êxito! Além disso comprámos também bacalhau e já existe um argentino rendido aos encantos das nossas receitas. Principalmente com natas no forno! Yammi! E agora que o forninho novo já está completamente finalizado, também nos temos fartado de fazer pao. E que bom que é fazer o nosso próprio pao! É oficial, a minha alcunha da Tuna começa agora a fazer algum sentido.
O programa da Rádio La Paquita também continua sobre rodas. Às vezes lá é forçada a minha participaçao, com o meu sotaque exótico, nomeadamente para reivindicar contra um projecto de minha a céu aberto que está planeado para esta zona. Trata-se de uma luta local bastante forte, a qual foi aliás o motivo principal para a criaçao desta Radio Comunitaria. As minas a céu aberto já foram alvo de uma resoluçao do Parlamento Europeu, no sentido da sua eliminaçao até 2011, devido aos efeitos devastadores para a biodiversidade que acarreta o uso de cianuro e outras substancias quimicas no processo de lixiviaçao dos metais. Também já tive oportunidade de escrever um artigo sobre este problema num jornal local.
Entretanto soube que através de um observatório astronómico situado no Chile, foram descobertas várias estrelas gigantes, uma delas 300 vezes maior que o sol. É claro que isso por aqui tem dado azo a vários comentários sobre o fim do mundo profetizado pelos Maias, o qual deverá ocorrer em 2012. Ainda muito se virá a escrever e dizer sobre essa profecia, que nestes países acaba por ter um impacto muito mais forte. O fim do mundo nao será... mas algo irá acontecer! Quem sabe uma grande mudança de consciencia...
Entretanto, enquanto muitos de voces vao estar em Sines, no domingo vou celebrar o dia da Pacha Mama, ao som de muitos tambores e com direito a uma grande oferenda à mae natureza, para que a comida continue a ser saborosa e abundante!

3 comentários:

murmúrio disse...

Espero que a Pacha Mama vos traga todo esse sabor e abundância sempre!
Amiga...muita saudade!

Anónimo disse...

Uma perfeita campestre e lutadora :)
Mil beijinhos
Leonor

Bea disse...

Quero ver o artigo do jornal :)
Biejinho grande *