domingo, 4 de julho de 2010

Resumo de quase um mês de viagem alone!

Parte I - Zona Norte

Ora cá estamos novamente...desta vez, para dar as últimas informaçöes sobre os dias passados na Bolívia!
La Paz, foi fixe, de lá segui para Cochabamba, abaixo do altiplano, e cujo principal atractivo é a variedade gastronómica. Segundo a guia, começam o dia com uma sopa, a meio da manhä uns fritos ou umas batatas "rellenas", ao almoço o menú completo (sopa e segundo), a meio da tarde bora lá a umas empanadas e ao jantar siga o menú novamente!
Pareceu-me o lugar ideal para recuperar da segunda gastro e assim sendo lá segui rumo a esta simpática cidade na companhia do Basco. Felizmente além de comer ainda tive a oportunidade de assitir a um concerto de jazz com músicos muito criativos! Valeu a pena o dia lá passado!

Seguimos depois para o que seria zona de selva, Villa Tunari, onde encontrámos amigos de La Paz (Solene e Guilhermo) e um novo amigo cataläo (Lluis). Mais uma vez, num dia démos a volta ao "pueblito" e ainda aproveitámos para ver os "monitos" do parque Machia. Foi o ponto alto do dia! :D Vejam as fotos!
Ás 2h da manhä, pusémo-nos ao lado da rua que seguia até Santa Cruz à espera dos buses que vinham de Cochabamba. O plano era pará-los e entrar...prática corrente nestas terras...Assim foi, pouco tempo depois aparece um bus, que só tinha um lugar livre, e como nós éramos 3 (eu e os espanhóis) näo deu...esperámos mais um bocadinho e surge o veículo alado onde viajaríamos entalados entre mamitas, em bancos de molas soltas e aroma saturado. O pormenor mais interessante desta viagem, foi que nos puséram as bagagens num dos alçapöes da parte baixa do autocarro...e dizem voçês: Perfeitamente normal!...E sim, até seria, se nao estivésse a dormir lá uma pessoa durante toda a viagem e nem quando chegámos a Sta Cruz, e retirámos a mala aquela alma de lá saiu!! Precisarei de dizer mais alguma coisa?
Em Sta Cruz näo parámos...o objectivo final era a simpática vila de Samaipata. Turística ao que consta, mas com ruinas Inkas por perto e carregadinha de caminhos para percorrer no meio da natureza! Assim sendo, e como diziam que em Sta Cruz nao valia a pena parar, apanhámos logo outro bus pequeno e seguimos viagem.

Samaipata foi sem dúvida o meu ponto alto da Bolívia! Vila pequena, com alguns alemäes e estrangeiros de outras nacionalidades a coordenar alguns restaurantes e padarias que me mataram a saudade de tantas "delicatéssem" europeias! E o tempo era óptimo, e verde por todo o lado, e uma sensaçao de conforto e de estar no lugar certo!
Fiquei a saber que se iria festejar o solstício de inverno numa das maiores ruínas Inkas do pais, numa pedra/rocha totalmente talhada no topo de uma montanha sagrada. Era o que precisava de ouvir para me decidir a ficar ali à espera deste grande festejo. Uma semana foi o tempo que ali passei e dou por bem gastos os dias de ritmo lento e pouca ocupaçao. No início da semana, para aproveitar a estadia de poucos dias dos espanhóis, ainda fui fazer uma caminhada e tentei ir até Vallegrande ver o balneário onde o CHE foi fotografado morto, o "lavadero" onde o limparam, e todas as esculturas e obras em sua honra. Neste dia fatídico näo passei da casa de banho do museu, onde tive uma poderosa recaída da gastro, a minha terceira, e acabei por ter de passar o dia na clínica mais próxima. Vallegrande definitivamente näo é cidade para ninguém, que o diga o companheiro Che!!
Este foi mais um dos motivos que me levou a permanecer no pequeno paraíso que tinha encontrado neste pais. Armada de desculpas para ali permanecer, apenas vos posso dizer, que entre aulas de artesanato, fogueiras nocturnas e dias de sol deitada a rede, tive uns dias santos de espera pelo famoso solstício. E assim, no dia 21 subímos ao monte onde a cerimónia decorreria e lá esperámos toda a noite pelo amanhecer que os Xamans da regiäo iriam abençoar. Uma cerimónia simples, com insensos, cânticos e uns quantos raios de sol a espreitar por entre as núvens...Que emoçäo!!!

Parte II- Partida para o Sul

Um novo ano Inka nasceu!! Dia 21 começou o novo ano e para mim começou uma nova etapa de viagem...a descida ao sul!

Relatei-vos num pequeno/grande texto anterior a este, alguns dos problemas que eu e a Soléne encontramos na nossa tentativa de seguir viagem de forma económica. Só para que tenham uma ideia mais precisa do que foi, acrescento que se tivéssemos ido de bus directamente de Samaipata demorávamos 12h...com o caminho que acabámos por escolher por confiarmos nas vozes do povo, demorámos cerca de 2 dias e duas noites...enfim, Bolivia no seu melhor!!

O pior, foi que depois de uma semana de paz e sossego, tive uma semana de corrida contra o tempo, poucas horas de sono e pouco conforto.

A saída de Samaipata já sabem como foi, e quando finalmente chegámos a Sucre, a täo desejada cidade, tive logo de comprar o bilhete de bus para seguir ainda mais para sul, para Tupiza, de onde faria um tour de 3 dias pelo salar de Uyuni, um dos maiores do mundo. Tudo isto, para conseguir estar a tempo e horas na cidade Argentina onde combinei com a Inês o reencontro. O tempo urgia e näo foi fácil cumprir com o prometido, ainda assim, como dizia, chegámos de manhä a Sucre, dei uma volta pela cidade, papei uma comidinha que desconhecia no mercado central e ao fim do dia estava de novo no bus a caminha de Tupiza.

Cheguei a Tupiza as 5h da matina, e na propria estaçao de bus encontrei um Françês e um Quebéquiano com intençöes de fazer o mesmo tour que eu, com saida nesse mesmo dia o mais cedo possível! Depois de uma horas de espera para que as agências abrissem, lá conseguimos o que procurávamos...gastei até ao último centavo boliviano e americano que tinha comigo, e lá fui eu fazer o meu último tour neste país...o täo esperado Salar de Uyuni!!!

Três dias e duas noits a dormir em hoteis sem água e camas duras, mas com um guia e cozinheira! Comi que me fartei o dia todo, mas para compensar, e porque o tour normal era de 4 dias e nós quisémos fazê-lo em 3 por causa da falta de tempo, dormi sempre cerca de 5/6 horas, e isto porque íamos para a caminha as 21h!!! Sim, porque saímos sempre as 3h/4h da manhä para conseguirmos precorrer os Km diários necessários para cumprir os prazos!!
O bom de tudo isto foi que tivémos sempre a possibilidade de ver o nascer e o pôr-do-sol naquelas paisagens lindíssimas e quase lunares...excluindo o magnifico salar, cuja brancura e planura me espantaram mais do que imaginava! Mais uma vez...espreitem as fotos!!

A prova foi superada com êxito e lá corri eu de novo para o bus, passei a fronteira da Bolívia e eis-me de novo nas terras civilizadas e galäs da Argentina! Mesmo de pele e feiçöes parecidas aos Bolivianos, bastou passar a fronteira para imediatamente a espontaneidade das pessoas e o conforto dos buses mudar!! Que bom estar de volta ás viagens de horas a fio com filmes e refeiçöes a bordo!!! Saudades deste conforto!!!

E pronto...foi assim que passei as minhas semanas na Bolivia...no inicio mais "despacito", no fim mais a correr pela falta de tempo...num misto de ódio e amor pela passividade Boliviana, num misto de repulsa e curiosidade pela comida que tanto mal me fez mas que täo boa era...
Hoje posso sem dúvida dizer que quero voltar...sabe-se lá quando, mas é um pais com muito para ver e eu fiquei com a sensaçäo de que me faltou mesmo muito...

0 comentários: