segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Está quase!!!

Um pulinho à praia...a intençao era de facto essa, mas nao foi o que encontrámos em Sta Rosa, mesmo, mesmo ao lado de Chiclayo e onde se faz surf em Totoras (pranchas em palha)...parece interessante, nao?! Pooooiiiissss...

Passo a contar:
Chuva, praia de areias cinzentas e barcos de pescadores em reparaçao e um restaurante acolhedor com petiscos marinhos mesmo à mao de semear...será necessário dizer algo mais!?
Cedemos à tentaçao e do mergulho no atlantico rápidamente abraçámos a causa culinária e nos dedicámos a saborear uma deliciosa tortilla de raia e um belo suadito de peixe congrio!! Dai para o artesanato local de Monsefu foi um pulinho e eis-me de rede (Amaca) em punho, prontinha para a aventura das lanchas amazónicas de viagens intermináveis e wc's cujos relatos de outros turistas nao permitem sonhar com nada de idílico...Já vos dissémos que nos aconselharam uma dieta de frutos para evitar ter de ir fazer...aquilo!?!?!?

Bem, mas antes de aí chegar, tenho de vos falar de Chachapoyas! A cerca de 10 horas de Chiclayo fica a cidade de Chachapoyas. O nome deixa um pouco a desejar, mas o local foi sem dúvida um dos nossos favoritos em todo o Perú! A publicidade à zona nao é muita, o que ajuda a reduzir o número de turistas e nos permitiu estar tranquilamente entre os locais, que, ao contrário do que se passava em Chiclayo, nao nos assustavam constantemente quanto aos "rateros" e aos seus ataques aos turistas deprevenidos! Em Chachapoyas o ambiente é outro! Colonial, e perdida no meio de uma zona pré amazónica de 2000m de alttura, a regiao de Chachapoyas conserva ruinas imponentes, uma flora e fauna digna de visita e umas paisagens marcantes. Se algum dia alguém se inspirar neste blog para visitar o Perú, por favor nao se esqueçam de lá ir!
O nosso tempo nao era muito e de tanto que havia para ver, reduzimos os tours a uma cascata de 771 m de altur (a 3 maior do mundo), a Huancas, terra de cerâmica e com um desfiladeiro impressionante e à propria cidade...
...muito ficou por ver, e as ruinas de Keulap ficaram-nos atravessadas pois paracem ainda mais impressionantes do que foi Machupichu...mas enfim, nao se pode ter tudo, e tínhamos vôo de Lima a Iquitos marcado para dia 24!!

Conclusao, e até porque isto já vai longo e nao quero que os corajosos que chegaram até aqui dedistam de ler as cenas dos próximos episódios... depois de 23h de autocarro, 2h de espera de aeroporto e mais 1h30 de aviao, conseguimos chegar até Iquitos onde a familia da Lupe nos esperava!!! Foi a primeira vez que tivémos recepçao à chegada!!!!

Lembram-se dos 4 estarolas nos terem visitado em Maio? Nessa altura ainda ponderámos vir até Iquitos, mas a distancia e tempo de viagem de barco obrigaram-nos a desistir dessa proeza que agora nós, lá conseguimos finalmente atingir!!!

É verdade amigos, voltámos à luta dos mototaxis!! Pó, poeira e mosquitos atirados a grande velocidade contra os dentes...os olhos semicerrados para tentar ver alguma coisa, e buzinas por todos os lados... calor...muito calor, e finalmente redes mosquiteiras postas a uso!!! Nao que houvésse grande vontade de passar por isto, mas se pensarmos que já as tinhamos desde maio na mochila à espera deste dia...já para nao falar dos repelentes...ainda no outro dia a Inês deitou um fora por estar ultrapassado o prazo de validade! Há que cumprir os prazos, né?

Seja como for, a verdade é que chegámos finalmente a um dos ponto altos da viagem...a selva amazónica e a viagem de barco até à costa atlântica brasileira!! 9 meses depois de iniciada a viagem, aqui estamos!

Infelizmente com as ligaçoes de net que temos apanhado nao conseguimos ainda pôr fotos de nada desde o reencontro das ventosas, mas nao esta esquecido... estejam atentos...

...e assim me despeço...com amizade...até ao Brasil!

0 comentários: