sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nas margens do Amazonas

E o mosquiteiro deu resultado, porque aquela baratinha que estava na casa-de-banho nao nos veio visitar durante a noite! E quando fomos tomar a nossa banhoca de balde, ela tambem já nao estava la :)
Acabámos por só passar um dia na cidade de Iquitos, pois a vontade de pisar a verdadeira selva amazónica falava mais alto.
Dissémos um "até já" à tia da Lupe e partimos de barco com o senhor Carlos até à casa do Lucho e da Maria, em Fátima, nas margens do Amazonas, já a caminho do Brasil.
Ficámos encantadas com aquele lugar. Uma casa toda construida com madeira e folhas de árvores, quase sem paredes e portanto uma vista panoramica verdejante desde o nosso quarto.
Foi uma experiencia bastante intensa. A selva vive-se intensamente.
Fizémos muitas caminhadas guiadas pelo Carlos de catana em punho, que nos ia explicando todos os perigos escondidos por detrás daquelas folhagens. Quase todos os animais sao venenosos. Quase todas as plantas sao medicinais. Os passeios tornavam-se em verdadeiras aulas descritas por alguém com anos de experiencia naquelas paragens e muitas peripécias com turistas para contar. As histórias eram sempre bastante assustadoras, mas nós nunca nos deixámos intimidar! Armadas de botas e repelente estávamos sempre prontas para a aventura! E água, muita água, porque com esta temperatura e humidade aqui transpira-se a valer!
Os bichos mais perigosos (felizmente?) tivémos mesmo que acabar por vê-los em locais seguros e preparados, onde eles vivem em semi-cativeiro (porque nao estao encerrados em jaulas e podem movimentar-se livremente) e se deixam tocar. Apesar de tudo achamos que vivem bem ai e esses lugares nao têm qualquer comparaçao com os tradicionais e tristes zoológicos.
Estivémos entao com papagaios, tucanos, macacos, serpentes, anacondas e até uma capivara! Para nao falar de todos os insectos e rastejantes que fomos encontrando ocasionalmente pelo caminho e que aqui têm dimensoes impressionantes. E de todos aqueles que vinham à noite visitar-nos à nossa casinha e que deixavam a Claudia bastante saltitante :)
E à noite? É impossível descrever o ruido nocturno da selva. Quanta vida escondida naquela escuridao, que apenas era agitado pelos bichinhos luminosos voadores.
E devo dizer que fiz uma pequena caminhada nocturna e admiravelmente nao tive medo do breu! Confesso que normalmente nao me sinto muito confortável sem luz. Começo a imaginar todos os monstros que poderao estar a perseguir-me e que irao surpreender-me a qualquer momento. Mas ali estive sempre tranquila e sentindo-me em perfeita comunhao com a natureza à minha volta. Foi muito bom! Também ajudou o facto de nao termos encontrado nenhuma criatura assustadora. Bem que procurámos as tarantulas, mas elas fizeram greve.
Também tomámos banho no Amazonas, perto dos golfinhos e das garças e fizémos muito mais coisas. Gostámos tanto que a nossa estadia se prolongou por mais uma noite. Mas é impossível contar tudo aqui.
Amanha esperamos apanhar o barco que nos levará até à fronteira com o Brasil. E depois daí ainda seguiremos uns diazinhos... sempre de barco.. sempre lentamente... contemplando....
Talvez tao cedo nao poderemos dar novas noticias, mas prometemos um post para quando chegarmos ao outro lado do gigante Brasil!

2 comentários:

Anónimo disse...

QUE SAUDADE!!!!!

Bea disse...

O Brasil é vosso!
Beijãoooo