sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vindimas a Voigny!!

A verdade é que não há como o trabalho do campo para descansar o corpo e a mente... ou melhor, a mente, porque o corpinho andou uns tempinhos a resvalar os limites da dor!!

Que o diga o meu amigo Luis, que este ano aceitou o convite para se juntar a mim em mais um ano de vindimas em Voigny, uma pequena aldeia localizada na região de champagne de França.

Para mim, já se trata de uma tradição, algo que faço há anos e onde cada ano torno a reencontrar pessoas que já se tornaram parte da minha familia e de quem gosto imesurávelmente.

Este ano pensava que não conseguiria comparecer, mas quis o destino que o meu estômago adepto de gastroentrites juntamente com a necessidade de ganhar dinheiro para seguir a viagem, me proporcionaram o regresso à Europa, e com ele, o regresso a estas terras que tanto adoro!

O Luis, coitado, apesar de avisado da dureza do esforço fisico necessário e da resistência que se tem de ter, acabou logo no segundo dia por sucumbir a uma tendinite no pulso!! Apesar disso, é de louvar a sua persistência e os Ibuprofenos que todas as manhãs e todas as tardes se predispôs a tomar para conseguir chegar ao fim dos 9 dias e meio que este ano vindimámos.

Ainda nos viéram visitar e dar uma mãozinha a Guida e o Hugo, cuja curiosidade por esta façanha era alguma e que, apesar das dores, também se puderam aperceber do que me motiva a regressar quase todos os anos desde há 9 anos.

A Guida e o Hugo já não conseguiram aproveitar tudo e tiveram azar essencialmente no tempo, mas eu e o Luis ainda apanhámos dias de sol escaldante e infelizmente também alguns de chuva...encontrámos gente que ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer e pelo caminho reencontrei outros quantos... Fizémos festas e convivios e bebêmos champagne até enjoar do cheiro, comêmos as delicatéssens da Irene ao ponto de eu me dar ao luxo de engordar os quilos que tinha perdido com o stress Lisboeta e hoje, posso finalmente dizer, que apesar do cansaço estou pronta para seguir viagem!

Tivémos ainda oportunidade de assistir, ainda que meio adormecidos pelo cansaço, a uma noite de caça ao pato!! A caça por estas zonas é intensa. Dos javalis, aos veados, passando pelos patos, coelhos... enfim, não fosse assim e nunca teria a oportunidade de experimentar pratos que só por cá se cozinham frequentemente e com aquele toque caseiro que nenhum restaurante consegue imitar!! Isto para já não falar das tartes, sopas carregadas de queijo Gruyére e natas, entradas requintadas, molhos e molhengas, crepes, uma variedade enorme de cogumelos e tudo o mais que aqui se come em doses generosas para compensar a dor aguda que pica nas costas cada vez que nos levantamos na vinha e acreditem, que compensa mesmo!

Posto isto, e como tudo o que é bom também acaba, hoje pusémos as rodinhas das nossas malas carregadas de garrafas de champagne de volta à estrada e seguimos até Paris, onde ficaremos a aguardar o dia do regresso a Lisboa em casa de mais uns amigos/"familia".

Vai ser bom regressar e rever todos novamente, ainda que seja por uns poucos dias mais...

1 comentários:

Luis Monteiro disse...

Beijinhosssssssssss!!
PICOS