quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amazonas!!

Os dias passaram lentamente, quentes e lentamente, e cada noite, após o pôr-do-sol avermelhado, com que fomos quase sempre brindadas e que tingia as águas castanhas do rio com tons indiscritíveis, as horas arrastavam-se no embalo de redes penduradas e acompanhadas pelo ruído dos motores do barco!
As vista foi mudando ao longo do percurso, que no total durou duas semanas...a desflorestação, apesar de discreta, é visível quanto mais nos aproximamos do atlântico e vêem-se constantemente fogueiras ao longe a partir da cidade de Manaus...um dia, até cinzas esvoaçávam pelo céu no meio do rio...dá uma certa melancolia quando recordamos as margens cheias de árvores frondosas que aprendemos a reconhecer e até a amar durante os dias em que estivémos na selva amazónica peruana!

O percurso dividiu-se em etapas...3 dias e 2 noites de Iquitos até à fronteira, 4 dias e 3 noites da fronteira (Tabatinga) até Manaus, 3 dias e duas noites de Manau a Santarém, e novamente 3 dias e duas noites de Santarém a Belém, cidade em que nos encontramos de momento! Fomos parando nas cidades para que as costas pudéssem recuperar a linearidade perdida na curva das redes, mas sempre pelo menor tempo possível! Ao longo dos dias os barcos mudaram e as condições também!

Uns tinham comida servida distribuida na rede, por pessoa, outros no refeitório ao toque do sino em horários nada normais (5h30-peq. almoço, 11h -almoço, 17h-jantar!), outros não tinham nada e tivémos de andar de pão e latas de atum em riste, outros tinham mas nós já estávamos tão farta da variedade alimentar (frango, arroz e massa) que acabámos por preferir as tostas do bar...enfim...foi interessante em termos alimentares...de resto, as dormidas...que dizer? Redes amontoadas, e uma tentativa constante de, em cada paragem, evitar que mais gente se colásse a nós reduzindo ainda mais o nosso espaço vital!!! Atenção constante ás malas que aumentaram com as redes e provisões...e calor...muito calor...valia-nos a brisa do fim do dia e o fresco que vinha sempre depois das chuvas que caiam ao fim da tarde! Por falar nisso, tenho de referir que até tivémos direito a uma tempestade!! :D
As Wc, são como previsto anteriormente, de utilização limitada, dadas as condições, que variavam desde chão cheio de água (ou assim queríamos nós pensar que fôsse!), imensas borboletas nocturnas de tamanhos abismais coladas pelas paredes, submarinos flutuantes, mau cheiro...mas...e porque na verdade isto surpreendeu-nos, não foi tão mau como estávamos à espera! Tinham chuveiro e sanita, e algumas até tinham luz! E apesar de tudo, acho que posso dizer que não correu nada mal!!!!

Tivémos enfim, muito tempo para escrever, ler, falar com os nativos aprisionados no barco como nós, e conhecer mais viajantes que de alguma forma solidária animavam o nosso isolamento e davam nova vida aos minutos que adormeciam nas horas!

Pudémos perceber as claras diferenças entre Peruanos e Brasileiros...pelo menos os do Amazonas, que primam pela constante tentativa de engate! Um rabo de saia não está a salvo por estas partes, e até o adultério é tolerado e muito pouco camuflado! Assim, resolvemos dar por iniciada a nossa análise sociológica dos habitantes deste pais!!! Começámos pelo norte, que é, segundo consta, onde os verdadeiros ataques acontecem...rumo ao sul, tenderão a ser mais discretos apesar do à vontade inerente...e nós, verdadeiras aventureiras iremos registando as alterações de comportamento e atempadamente vos comunicaremos!

Para já, fica a nossa vontade de poder vir á net com mais frequência para não manter o nosso blog tão desactualizado. Como disse antes, estamos neste momento na maior cidade do estado do Pará, Belém, na foz do Amazonas. Para trás ficou o estado da Amazónia, e as poucas cidade de conseguimos visitar, Manaus...cidade enorme, quente e húmida, onde apanhámos o Amazonas filme festival e nos encantámos com o artesanato...Santarém, mais pequena, bonitinha, e que tinha bem próximo um paraíso de águas azuis onde disfrutámos de um belo dia de praia (Alter do Chão)...Amanhã partiremos em direcção a São Luis para tentar chegar aos Lençóis Maranhenses e a essas famosas dunas!

Espero que estejam todos bem!
Beijões das ventosas!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Os homens não ficam indiferentes à vossa beleza, é o que é!
Vocês vão baralhar esses país de contrastes, mas cuidado que no Sul elas também são lindas.

ZP

Anónimo disse...

Beijinhos para as duas e saudades...Sim, sim...quem é vivo sempre aparece...Feliz por estarem bem e embrenhada nas vossas viagens e aventuras...UAU...continuação de bom amazonas e de viagens e aventuras!!!:)

Mio

Ludmila disse...

Ja no Brasil? Que saudades que eu tenho!!! Tenho saudades vossas e de estar ai na estrada com voces. Foi apenas um mesinho mas deixou-me um bichinho ca dentro. Espero que estejam bem as duas. Boa viagem....

Anónimo disse...

A partir da próxima semana 29 Nov. estou em São Paulo ZP

Ana disse...

Meninas, li as vossas descrições e bebi das vossas palavras. aproveitem esse tempo prolongado! tenho família em Belém!! daqui a 1 semana atravesso o atlêntico. quase nos cruzávamos!!! bjinhos