sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pequenos Paraísos e grandes desilusões

Ora bem...então onde é que nós ficámos?
Paraíso, não foi? Pois, agora a pergunta é, em que paraíso é que ficámos?
Atins, um...Jericoacoara, dois...Fortaleza...aqui a coisa já foi pior!! Pior não, diferente!
A cidade eleita por tantos Portugueses pelas suas praias paradisíacas deixou muito a desejar!
Tivémos o prazer de ser recebidas pelo Adrien, Françês residente por uns meses por estas paragens. Levou-nos a ver o melhor da cidade, que, se reduzia ao forte, à antiga prisão transformada em mercado de artesanato, a prédios que escondiam casas que em tempos devem ter sido esplendorosas, o pequeno centrol cultural e o seu Dragão do mar (um dos poucos locais de referência), o Teatro, a antiga estação de combóios, a famosa praia do Futuro que está perto do que será uma costa da Caparica para nós, a fabulosa e rica universidade que essa sim é invejável não só pela dimensão do campus, como pelo jardim cheio de fontes, a zona de refeições que se assemelhava a um centro comercial...enfim, um mundo! Pelas fotos vão poder perceber que para Paraíso falta um bocadinho! No entanto, foi bom o convívio e foi ainda melhor perceber que a nossa viagem se destaca de várias outras, que nós mesmas já fizémos, quanto mais não seja porque nos permite perceber como estamos condicionados pelas agências de viagem a ir para destinos que hoje em dia de paraíso pouco resta! O turismo puro e duro tudo estraga, e Fortaleza é prova do crescimento desregrado e direccionado que esse turismo em excesso provocou!

Depois foi a vez do Recife...mais uma cidade de renome, que depois de Fortaleza, eu particularmente, temia visitar!
No caminho, no pequeno almoço que comemos a caminho, conhecêmos Carol, uma residente de Fortaleza que ia para o Recife passar o fim-de-semana e a quem nos "colámos" para ir a uma casa de forró famosa por estas bandas, a "Sala de Reboco"! Depois de uma visita pela cidade, que apesar de suja, tem zonas que (um dia) bem recuperadas prometem desenvolver-se e tornar-se em zonas onde a permanência ainda poderá ser bastante agradável!
Havia festas na cidade e isso ajudava a aumentar o espírito de festa...já para não falar de que chegámos a uma sexta, e tudo se preparava para sentir o forró!
A noite foi porreira, e tivémos o prazer de dar um passinho de dança com os locais e ainda conseguir que uns exemplares não "largássem do pé"! A Inês quase que chegou a levar para casa uma t-shirt de faculdade como presente da noite! Foi muito giro, e o convívio com a Carol e o namorado culminou num convite para ir no dia seguinte visitar uma praia perto e Olinda, terra do Frêvo e do Maracatú!
A Praia do Guabi era linda, mas melhor foi mesmo a vibrante cidade de Olinda, que nos brindou com música, arte e artesanato, e uma vista espectacular sobre o Recife...já para não falar do ambiente da cidade, que, formada por um amontoado de casinhas coloridas e muitos espaços verdes, foi um prazer conhecer! Ainda tentámos regressar no dia seguinte para ver os ensaios de maracatú, mas com a dificuldade que tivémos em encontrar "ônibus" que nos levássem até lá a um domingo, acabámos por dar a mão à palmatória e dar apenas mais um passeio por Recife e depois rumar para Porto de Galinhas!

Brevemente que isto já vai longo...Porto de Galinhas...turístico e caro, mas muito bonito e com um excelente açaí! A praia de Maracaípe, logo ao lado e onde nos entretêmos a tirar fotos na água, igualmente um paraíso! O meu único arrependimento é ter comprado lá um azulejo pintado por um rapaz de rua que nos queria "mostrar a sua arte"!...mas isso era uma história longa...digo apenas, que espero ter aprendido a lição e controlar a partir de agora um pouco mais o meu instinto de compradora de arte!!! :D

Paraíso número três...Maragogi... uma vilazinha pacata, onde se pode andar pela rua em segurança mesmo à noite (coisa complicada de fazer nas cidades de Fortaleza ou Recife, ou mesmo Olinda) e onde fomos fazer o meu primeiro snorkling nas piscinas de corais que esta costa nordestina tem!
Foi lindo flutuar acima das ilhas de corais, no meio dos peixinhos de cores fabulosas, dos ouriços e estrelas do mar, e tudo isto apenas pagando a gasolina do barco, pois ao contrário dos outros turistas, nós conheçêmos Paulo, o auto-intitulado hippie que dormia numa "barraca" na praia, e que conhecia o rapaz do barco! Há gente com sorte, né?
Seja como fôr, alêm do passeio de barco ainda aprendemos a fazer peças de artesanato em bronze! Foram dois dias intensos e bastante produtivos!

De Maragogi passámos a correr por Macéio (onde acabámos por não permanecer) e rumámos a Aracajú...mas isso meus amigos, vai ter de ficar para a próxima, que isto já vai longo e tenho de deixar alguma coisinha para a Inês escrever no próximo post!

Beijinhos e saudades do nosso Portugal!!!

0 comentários: