terça-feira, 27 de abril de 2010

Rumo à fronteira com o Perú

A sensaçäo é de que näo escrevo aqui há séculos...as coisas têm sido intensas, e muitas, muitas mesmo!

Saímos de Pisco Elqui e daquele vale fantástico para seguir rumo a San Pedro de Atacama...e perguntam voçês, valeu a pena? Bolas, se valeu!!!

ALém de se localizar num vale desértico, ao lado da cordilheira do Chile, mesmo, mesmo perto da fronteira com a Argentina e Bolívia, ainda contêm paisagens indescritíveis e gente "muy buena onda"!

Chegámos numa quarta há noite e a intençäo era de seguir para Salta, na Argentina, umas 2 noites depois...acabámos por ficar 4 e Salta, devido ao prazo apertado que temos para chegar até Lima dia 31, acabou por ter de ficar para o nosso regresso daqui a um mês aproximadamente...e posso dizer que apesar de inicialmente näo haver qualquer intensäo de cruzar novamente a complicada fronteira Chilena, esta terra seca, árida e quase lunar conseguiu semear nas duas a vontade de cá voltar...

O camping onde acabámos por ficar quase a preço de chuva e com oferta de tenda montada e colchäo (sim, porque nós näo transportamos tenda...as pessoas "ofereçem-nos" a tenda!), estáva repleto de gente impecável, desde franceses a chilenos näo houve quem nos desapontásse...muito pelo contrário, foi dos lugares onde quase derramámos uma lágrima ou duas nas despedidas...o que nos vale, é que existe a esperança do reencontro, pois tal como aqui pudémos rever amigos que fizémos no sul do pais, também existe a possibilidade de voltar a reencontrar muita desta gente no Perú e na Bolivia, e os que lá ficaram, quem sabe se näo os veremos se resolvermos regressar áquele lugar de onde todos têm dificuldade em sair!

Vejam as fotos e väo perceber a paisagem...o fenómeno da convivência e ambiente do camping näo dá para descrever, mas posso-vos dizer que tivémos desde churrascos, a "fogatas" (fogueiras) rodeadas de gente de várias nacionalidades e até um tocador de didgeridoo (sim, porque eu ainda näo dou uma para a caixa, mas o meu amigo didge faz amigos com muita facilidade!), a passeios de bicicletas extenuantes em que tempestades de areia se levantam ao ponto de näo ver um palmo à frente do nariz, a sair da cidade à boleia no carro de um Atacameño que além de ser uma simpatia incrivel, ainda nos ofereceu um completo italiano (cachorro quente com abacate e tomate picado) e que ao fim de apenas uma hora e pouco de percurso já nos custava a abandonar, chegando ao ponto do sr., ao se ir embora passar com o dedo debaixo do olho em sinal de tristeza! E acreditem quando vos digo que era um sentimento mútuo que pena näo o termos conhecido antes! Näo há como explicar o fenómeno, mas há qualquer coisa naquelas terras e no modo como influência a relaçäo das pessoas, mesmo nas que se cruzam no caminho de saida da cidade. Sem dúvidam se lá regressarmos, o Sr. Galvarino será uma das minhas visitas!

Entretanto, e apesar do custo em sair de Atacama, já estamos em Iquique. Numa tarde fizémos cerca de 350km há boleia, quase sem esperarmos nada entre boleias...mais um fenómeno...nem um "tusto" gasto em viagem...e ainda bem, porque estou sem dinheiro Chileno e vivo só da boa vontade da minha companheira de viagem que felizmente está cheia da "guita" e possibilita que näo tenha de levantar mais pesos chilenos uma vez que estamos quase a sair do Pais!

A única coisa complicada do dia foi o hostel onde erradamente fomos parar, e do qual acabámos por fugir depois de já termos feito o registro, comido calmamente e ido à net. Claro que tudo isto näo aconteceu sem antes alterar delicadamente os nossos dados antes de partir...digamos que houve uns números de passaporte que se transformaram noutros, uma Inês que se transformou em Inêsi e uma Valadinhas que passou a ser Volodinhes! A realidade é que além de quarto sem janela e camas com colchöes encovados, sem pequeno almoço(até aqui nada de anormal!) ainda fomos recebidas com alguma aldrabice e pouca disponibilidade, preço caro, e ainda ficámos completamente abandonadas na casa! Nem vivalma para nos abrir a porta se quiséssemos ir dar uma volta...ora, as meninas vinham mal habituadas de Atacama que apesar de ter um camping cheio de poeira, cozinha badalhoca, e dormirmos em tenda conseguíamos sentir-nos quase em casa, coisa que aqui parecia difícil e assim sendo "ala que se faz tarde" e fomos em busca do hostel onde o nosso amigo Inglês já estava instalado e esperava por nós. Agora estamos intaladas em caminhas com bons colchöes, óptimo ambiente, e a preço mais baixo, já para näo falar na varanda que temos ao lado do quarto, virada para o mar e com cadeira de baloiço!!

Bem...e assim vos deixo...com um cheirinho à maresia de Iquique, um bocadinho do pó mágico de Atacama e a projecçao do futuro...mais boleia até Arica e quem sabe um quimbóiozito até Lima para encontrar a trupe de 4 estarolas que aí vem a caminho! "A ber" como dizem aqui...Continuem sintonizados, que apesar da falta de tempo continuaremos a dar o nosso melhor para que näo percam "pitada" da nossa grandiosa aventura!

Muitos beijos e saudades de todos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem são os quatro estarolas????
Estou ansiosa por chegar!

BJSSSSSSS

Lara

Inês disse...

Ah e é claro que festejamos a revoluçao no dia 25 e fizemos um brinde com os nossos amiguinhos franceses :) E entretanto os meus pais escutavam a Brigada Vitor Jara no Redondo. Muito bom!

Anónimo disse...

there are no photos available, dear! Did you post it? Nothing on sight!

murmúrio disse...

not yet... :( terrible internet connections... :(
sorry