domingo, 4 de abril de 2010

outro (val)Paraíso

Cá está entao a outra ventosa a dar notícias.
Eu nao estou numa ilha paradisíaca mas sim na confusa (mas fantástica)Valparaíso. Cheguei hoje já da parte da tarde e ainda nao consegui ver muita coisa... mas aquilo que já vi promete... é uma cidade cheia de colinas e artistas e grafittis... e também muitos malandros;) E é também muito fotogénica. Assim que puder deixo umas fotos. Deixei o cabo da máquina fotográfica em Santiago...
Ontem passei o dia a passear por Santiago. Caminhei, caminhei, caminhei. Nao consegui sentir o veradadeiro ritmo da cidade pois está tudo a meio gás por causa da Páscoa...mas mesmo assim foi intenso. Acho que gostei mais de Santiago do que de Buenos Aires... mas enfim, é apenas a sensaçao de um dia. Nao dá para comparar. A verdade é que descobri recantos bem especiais, principalmente no bairro da Bellavista. Entrei no mercado central, onde todos os vendedores assediavam os clientes com o seu belo pescado e subi ao Cerro Santa Lucía que tem uma vista poderosa sobre esta cidade gigante que está abraçada pela cordilheira. Aí conheci um senhor de 60 anos que me falou nas conquistas de Pedro de Valdívia, me contou toda a história da sua família e me disse que no seu entender a música dos Beatles mudou o mundo. Rematou com uma frase: "Esteve a falar com um homem feliz" :)
Ao entardecer tive direito a uma excursao privada. Negociei um preço com o moço do turismo e ele levou-me no seu coche a conhecer alguns lugares mais emblemáticos da cidade. Conversámos imenso sobre a história, a política, a educaçao no Chile. Aprendi imenso com o Diego. Acabámos a beber uma cervejinha num bar!
Hoje de manha ainda fui visitar o novo e moderno centro cultural, construido há dois anos no subterrâneo do Palácio La Moneda.
Depois pus-me a caminho de Valpo. É domingo, todos os postos de turismo estavam fechados... estava a ver a procura de alojamento uma tarefa bastante difícil e todos me falavam em preços exorbitantes, mas com um tiro de sorte entrei num cafeziho acolhedor onde me recomendaram um hostal bem porreiro e barato. O edifício é especial e bastante colorido. Depois mostro-vos.
Amanha vou calcorrear! Agora vou fazer a janta e confraternizar com suiços e alemaes...

1 comentários:

Ana disse...

Olá Inês!!

Só para te dizer que tenho saudades tuas! um sábado de Sol, uma longa conversa na gulbenkian, palavras, anseios partiçhados há tanto tempo.
O quasinfinito está incompleto e solitário!