segunda-feira, 14 de junho de 2010

Êxodo urbano

Finalmente cá estou eu a dar noticias. Nao foi por falta de vontade que nao o fiz mais cedo...simplesmente o acesso à internet tem sido limitado...afinal de contas estou enfiada num Vale no meio do campo :)
Enfim, as saudades apertaram e resolvi revisitar a Argentina, mais precisamente Uspallata. E por aqui tenho estado nesta terra lindissima (é uma pena nao poder mostrar-vos mais fotos deste lindo lugar, mas já sabem o triste fim que teve a minha máquina fotográfica...)a entreter-me com uma série de coisas nomeadamente ajudar (entenda-se que apenas com apoio moral) a preparar um programa de uma rádio comunitária, ir assistir a corridas de galgos com uma família bem campesina que tem 3 niños bem listos, ir passear junto ao rio com o Amador, que é um cao que parece uma ovelha de tao felpudo (e que cresceu imenso desde a ultima vez que o vi!)... correr atrás da porca, quando ela está com as regras e se enfurece e decide fugir da sua "residencia"... enfim, acima de tudo disfrutar desta calmaria e desta rotina "gringa" que tanto me agrada.
Mas entretanto, vale a pena voltar um pouco atrás, para vos dar conta da minha visita ao Museo de la Coca, ainda em La Paz. Foi das poucas coisas uteis que consegui fazer naquela cidade onde nao senti boas vibraçoes...
Enfim, nao quero tecer grandes comentários, mas apenas dizer que,apesar de pequenito e um pouco pelado (já foi vitima de alguns furtos), o museu está bastante completo. No início a pessoa tem a impressao de que está presente apenas uma perspectiva: a da defesa acérrima daquela folha milgarosa, utilizada já desde o tempo dos incas para efeitos médicos (imaginem como era preciso anestesiar o corpo para fazer cirurgias naquela época), espirituais (era também um símbolo de contacto com o divino)e mais tarde como alento para os trabalhos forçados que eram impostos pelos espanhóis.
Mas afinal fala-se também dos tratamentos químicos,da produçao de cocaina e dos efeitos nocivos desta droga no cérebro do homem branco, que a transformou em veneno (claro que sempre segundo a optica de que os países ricos do Norte vieram apropriar-se deste tesouro e sugar todos os seus dividendos (a industria farmaceutica é disso um exemplo paradigmático). A exposiçao termina com a ligaçao directa entre a folha de coca e a Coca-Cola, com a assunçao de que inicialmente esta marca de refrigerante utilizava a coca na confecçao da bebida. Parece que isto é um dado adquirido e eu era das únicas tontas que ainda nao sabia... mas sinceramente nao fiquei convencida... apesar de tudo é demasiado fácil associar este símbolo do capitalismo a uma adiçao mal afamada. Por outro lado o nome é realmente comprometedor...enfim, cada um que retire as suas conclusoes...
Entretanto, por falar em coca, registo ainda outro episódio: o facto de, na minha viagem rumo ao Sul, ter ficado retida durante duas horas na periferia de La Paz, devido ao controle da mercadoria. Aparentemente tinha havido uma denuncia. Aparentemente estava a sair da Bolivia mais coca do que era permitido. Todos os veículos tiveram que ser inspeccionados.
Depois desse contratempo, todo o resto da viagem se desenrolou pacificamente. Intrigou-me particularmente o facto de, no sul da Bolivia, o percurso do autocarro acompanhar e cruzar várias vezes a Panamericana, mas raramente seguir sobre ela. Avistamo-la longa e pavimentada ao nosso lado, mas o motorista insiste em seguir pelos trilhos de terra batida aos solavancos... E de tempos a tempos avistam-se operários que trabalham na sua construçao. Quando tiver mais tempo hei-de investigar mais sobre esta famigerada estrada, projectada desde há tanto tempo, que tanta polémica tem gerado... e que se teme interminável...como as obras de Santa Engrácia!
E por falar em Santa Engrácia, viva Lisboa e vivam os Santos Populares!
Lembrei-me bastante da minha cidade nestes dias e imaginei as ruas cheias de gente, o cheirinho a sardinha assada e a música do bailarico popular.
Espero que todos se tenham divertido muito! A Bica é linda!
E amanha a ver se consigo ver o jogo de Portugal! A vitória será celebrada pela única tuga que circula por estas bandas. prometo dar o meu melhor :p

6 comentários:

Racas disse...

Amiga liiinda, antes de mais deixa-me dizer uma vez mais que adorei falar ctg!
A Bica é linda, estive lá e estava ao rubro! Depois segui para Alfama, igualmente brutal.
Vou escrever-te um mail para saber mais novidades. :))
Um beijo gde c mta saudade
R.

murmúrio disse...

Olá!!!
Quem é vivo sempre aparece! ;)
Viva a Inês e o seu descanso e viva a Bolivia e as suas águas que täo bem fazem aos turistas!!!!
VIVAAAA!!!!

Inês disse...

Também adorei falar contigo Racas! Qualquer dia repetimos! Mas entretanto fico entao à espera do mail!
Com que entao águas boas as da Bolivia :p
Deixem-me só dizer-vos que a rádio Comunitária la paquita de Uspallata acabou de passar António Variaçoes. A música portuguesa a bombar no Vale, aos pés da Cordilheira dos Andes :)

Anónimo disse...

António Variações in the house @ Cordilheira dos Andes!! :DDD
Bom gosto musical, Inês!! Este ano vou ao super bock super rock!! Faltam ainda algumas semanas, m ja ando histérica!! ;))

Beijinhos da Rosemary!!

Anónimo disse...

Esqueci-me de te dizer: vai lá o Prince, o baixinho! Pois é! lindo lindo era estarmos la as duas juntas!!!

Baci baci

Rosemary

Tânia disse...

Oh prima quando é que voltas? tou a gozar!
manda-me uma morada pa te mandar um postal da bica/madragoa/alfama, ah e mando-te uma kodak descartável que assim não pode ser, bjs, T